Cores


O uso das cores na Decoração


    A cor está tão presente na nossa vida e no nosso quotidiano, que nem nos apercebemos disso…Consegue por acaso, imaginar um mundo a preto e branco?
    As cores fazem parte de nossa vida desde o nascimento.  Através da cor, definimos o mundo que nos rodeia, aquilo que nos agrada ou que nos desagrada. As cores influenciam nossa conduta, revelam o nosso estado de espírito, o nosso estado de saúde e até mesmo as nossas emoções.
    Algumas cores deixam-nos mais felizes, outras fazem-nos mergulhar na melancolia. Algumas relaxam, distraem e outras nos ajudam a sintonizar as nossas energias.
As cores influenciam directamente o humor das pessoas. Existem diversas experiências que comprovam a influência das cores no comportamento das pessoas

  • Um espaço preto, torna-se pesado, triste e tenebroso.
  • Um espaço branco, sente-se limpo, claro, alegre.
  • Os tons frios e claros parecem mais leves e menos substanciais.
  • Os tons quentes e escuros parecem mais pesados e densos.
  • Cores como o azul e verde exercem uma maior acção sedativa ou relaxante no observador.
  • Esta aplicação na tridimensionalidade dos objectos permite nos modificar o seu peso aparentemente real.


    As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas cores estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.
    Durante muitos anos estudos foram feitos sobre as reações que as cores provocam nos seres humanos. Podemos por exemplo assinalar que o vermelho provoca atenção, esta associada com o sangue e a luta…Vamos dar uma olhada nas diferentes sensações e significados que as cores produzem








     Vermelhos: Excitação, alta energia, estimulação, sexo,  provocação e perigo. O vermelho ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.
 




    Rosa: Doçura, juventude, romantismo. O rosa significa romance, sensualidade, beleza.












    Laranja: Convite, energia, amizade. A cor laranja além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza, é uma cor estimulante.





    Amarelo: Sugere uma temperatura morna, sol, claridade, brilho, felicidade.
   A cor amarela desperta, traz leveza, descontracção, optimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.








    Marron: Riqueza, opulência, durabilidade, estabilidade, assim como sugere terra e rusticidade. O marrom associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.








    Azul: Frio, serenidade, quietude. A cor azul produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade.









    Verde: Fresco, saudável, refrescante, natural. O verde simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.










    Violeta: Sensual, elegante, misterioso, espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.












   Neutros-Cinzentos: Qualidade, quietude, clássico, natural, atemporal. A cor cinza promove equilíbrio e estabilidade.







   Branco: Limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.








    Preto: Forte, clássico, elegante, misterioso, poderoso. O preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.







    Abra os olhos, olhe atenciosamente à sua volta…Sinta o prazer de podermos ver o mundo com seus incontáveis matizes de cores e utilize essa habilidade para criar as mais belas obras de arte
    Não esqueça o significado das cores quando pensar em pintar um quadro…Recorde que as cores escolhidas podem criar efeitos interessantissimos no observador, e dai o sucesso ou fracasso nas suas obras.