segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Provençal, Cottage, Shabby Chic

    A pedido de minha grande amiga Designer de Moda Luciana Schneider, vou falar um pouquinho sobre seu estilo preferido o "Provençal",  aproveitando vou falar um pouco sobre o Cottage e Shabby Chic, ja que muitas vezes os dois ultimos lembram muito o Provençal.


PROVENÇAL


    É uma mistura dos móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Na verdade o estilo provençal nos remete à vida rural dos franceses do sul da França com suas casas de campo em meio aos vinhedos e aos campos de lavanda.  Vejo paredes desgastadas ou de pedra, móveis mais pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e detalhes em toile de jouy.  Taças de cristal ou até mesmo vidro bem rústicas e pesadas e ainda mobiliário de ferro no jardim. Ao contrário do que vemos muitas vezes em revistas de decoração infantil ou outras, o branco não é a cor que predomina nas verdadeiras casas da Provence! Além dos tons suaves, o francês usa todo o espectro de cores na decoração, principalmente o amarelo ouro ou envelhecido, vermelhos, azul cobalto, verdes, ferrugem e tons de madeira crua ou mais escura até, muitas vezes. É um estilo mais rústico, comparado ao cottage, mas não menos charmoso.




  COTTAGE

   Em poucas palavras, o estilo cottage (ou estilo chalé) é:  feminino, floral, acolhedor, pastel e aconchegante. Imaginem uma cabaninha no campo, com tudo fofo, cheia de detalhes mimosos, arranjos de flores, toalha de mesa florida num chá da tarde com um bolinho feito na hora… Essa é a sensação de conforto que temos quando estamos numa cottage! Ela não precisa ter o branco como cor predominante, mas as cottages mais fofas  (na minha opinião) abusam das cores clarinhas e tons pastel. Cortinas, colchas, detalhes em crochê, almofadas, louça florida, tudo para a gente se sentir feliz e acolhida. Móveis de madeira branca ou mesmo rústica, mas delicados e femininos. Nada de linhas retas ou móveis contemporâneos.        Espelhos vintage, enfeites em porcelana, prata e até mesmo lustres de cristal são facilmente encontrados nos lindos chalés.




SHABBY CHIC

   É aquele estilo de decoração Country, meio Vintage, meio Cottage, meio Provençal???  
Essa novidade surgiu no Estados Unidos como uma alusão ao modo americano country de ser. Algumas características são as paredes descascadas ou desgastadas pelo tempo ou artificialmente com o auxílio de tintas e outros materiais específicos para isso, objetos envelhecidos ou antigos, capas  nos estofados e cadeiras, além da famosa pátina nos móveis.





Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho, é lindo e de muito bom gosto...Adorei.

    ResponderExcluir